quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Composição Química do Álcool em Gel

Carbopol

Carbopol constitui uma família de polímeros hidrossolúveis que são empregados para espessar e dar viscosidade em soluções e estabilizar emulsões. Utilizado como matéria prima na confecção de cosméticos em geral. (Formula química não disponível.)

Etanol

O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.

Formula química.



Trietanolamina

É um composto químico orgânico possuindo fórmula química C6H15NO3, apresenta-se como um líquido viscoso (embora quando impura possa apresentar-se como um sólido, dependendo da temperatura), límpido, de cor amarelo pálida, pouco higroscópico e volátil, totalmente solúvel em água e miscível com a maioria dos solventes orgânicos oxigenados. Possui um odor amoniacal suave.
Este produto químico é utilizado como ingrediente para balancear o pH em preparações cosméticas, de higiene e até em produtos de limpeza. Entre os produtos cosméticos e de higiene no qual é usado com este fim inclui-se loções para a pele, géis para os olhos, hidratantes, xampus, espumas para barbear, etc.


Água

A água possui fórmula química H2O, sendo dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio ligado por meio de ligações químicas. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, sendo encontradas principalmente nos oceanos, calotas polares, na atmosfera sob a forma de nuvens, nos continentes em rios, lagos, aqüíferos e em todos os seres vivos.

6 comentários:

  1. Olá bom dia,
    Gostaria de maiores informações a respeito de Fabricação específica do álcool em Gel.
    Não sou químico mas, gostaria de saber se eu mesmo conseguiria manipular e fabricar álcool em gel para meu uso doméstico.
    No aguardo,
    Jairo Vagner Alves
    e-mail: prjairovagner@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jairo mas você precisa de álcool 200 ml, glicerina 6 ml, carbopol 2g, AMP 95 2 gotas

      Excluir
  2. Valdinei de Paula5 de junho de 2017 17:22

    Boa tarde ,usei essa formulação e o alcool ficou amarelado depois de alguns dias..o que aconteceu?.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceria se fosse adicionado um grande excesso de trietanolamina?

    ResponderExcluir
  4. Mim mande um roteiro de álcool gel

    ResponderExcluir