quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Introdução


O etanol, álcool etílico, é conhecido da humanidade desde cerca de 3000 a.C., com produção de bebidas fermentadas a partir de uvas, trigo, cevadas, etc. O álcool é classificado como desinfetantes de nível intermediário, promovendo a inativação das formas vegetativas de bactérias, da maioria dos vírus e dos fungos, e sua atividade ocorre provavelmente pela desnaturação de proteínas e remoção de lipídios, inclusive dos envelopes de alguns vírus.


Metodologia


1º. Dissolver aos poucos o carbopol em água morna com método a fim de evitar a formação de material granulado.
2º. Adicionar o etanol, com o mesmo cuidado.
3º. Ao fim da adição, verificar o pH com a fita apropriada.
4º. Fazer a correção com etanolamina.
5º. Adicionar o resto da água.


Objetivos


Aproveitando a divulgação dos benefícios do álcool em gel para o uso como agente de limpeza e a conseqüente curiosidade de como este produto são manufaturadas. Serão produzidos para uso escolar, com posterior manutenção desta oficina, atendendo o maior número de alunos possível e a demanda por este material pela escola.


Resultados Educacionais


Assim, podemos inferir que os resultados obtidos foram satisfatórios, dado o envolvimento dos alunos no projeto, desde sua fase inicial com o levantamento do conceito de gripe, de como ela se espalha, da estrutura química dos álcoois, das funções combustíveis e desinfetantes, entre outras.
Desta forma, contando com o envolvimento dos professores de diversas áreas de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário